Carreta da Mulher Maranhense: já iniciou atendimento em Itapecuru Mirim, iniciando por entroncamento
Carreta da Mulher Maranhense: já iniciou atendimento em Itapecuru Mirim, iniciando por entroncamento
Carreta da Mulher Maranhense: já iniciou atendimento em Itapecuru Mirim, iniciando por entroncamento
O Programa Carreta da Mulher Maranhense tem percorrido os municípios do Maranhão levando um conjunto de ações direcionadas às mulheres que vão do atendimento à saúde ao Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. A Carreta da Mulher iniciou os atendimento hoje dia 19 de julho (segunda-feira), pelo povoado Entroncamento, onde ficará até o amanha, dia 20 de julho e continuará o atendimento na sede da cidade, até o dia 23 de julho. É uma parceria do governo do Estado com a prefeitura de Itapecuru Mirim, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. A relevância desse tipo de programa que chega nesse momento na cidade com diversos exames e testes como mamografias, testes rápidos de HIV, contará também com palestras e informativas e de orientação jurídica.
"É muito bom contar com o apoio dos gestores, tanto na divulgação da carreta, quanto dos profissionais cedidos para as ações", disse o Vereador Hélio Lucena que realizou a indicação junto a Deputada Estadual Ana do Gás, onde a mesma viabilizou a vinda da Carreta da Mulher Maranhense. "As prefeituras municipais e os organismos tem sido muito importantes durante o trabalho de mobilização. Só temos que agradecer pelas parcerias", finalizou a Secretária Municipal da Mulher Deise Chaves. Também estiveram presentes, o Prefeito Benedito Coroba, os vereadores Cleomar Nascimento presidente da Câmara Municipal de Itapecuru Mirim, Vereador Alberto Ferreira, o ex-prefeito de São Mateus Miltinho Aragão e a Diretora Regional de Saúde Sebastiana Cardoso.
Para participar da ação é necessário apresentar o RG e o CPF, além do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Vale lembrar que as mulheres que irão fazer mamografia é necessário estar com as cópias desses documentos, do comprovante de residência e fornecer um número de telefone para contato. A idade das mulheres que realizarão o exame mamográfico é a partir de 50 anos ou acima de 40 anos de idade referenciada por um médico com casos de câncer na família.
Na carreta são disponibilizados serviços de orientação jurídica e sócio-assistencial, palestras sobre a Lei Maria da Penha, saúde da mulher negra, bolsa família, nutrição e exame de papanicolau que previne o câncer do colo de útero.