
Nesta quinta-feira (20), as atividades da Semana da Consciência Negra aconteceram no Povoado Santa Rosa dos Pretos, reunindo estudantes, moradores, lideranças quilombolas e gestores municipais em um grande encontro de valorização e reconhecimento da história, lutas e tradições do povo negro.
Organizado pela União das Associações de Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Município de Itapecuru Mirim(UNICQUITA), com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Igualdade Racial, o evento contou com mesa de abertura e a participação de autoridades locais, reafirmando o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas à igualdade racial e ao combate ao racismo.
A programação trouxe atrações culturais que celebraram a ancestralidade das comunidades quilombolas do município, incluindo a apresentação da Orquestra de Berimbaus dos Mandigueiros do Amanhã, referência nos territórios tradicionais da região.
O público ainda acompanhou a chegada de São Benedito da Casa do Forno, seguida pela Salva com Tambor de Crioula, conduzida por coureiras dos territórios quilombolas. A programação também incluiu Desfile Afro-Quilombola e uma vibrante Roda de Capoeira com o grupo Mandingueiros do Amanhã, além de nova apresentação do Tambor de Crioula, reforçando a força das manifestações culturais afro-maranhenses.
Durante o evento, a secretária municipal de Igualdade Racial, Doracy Amorim, destacou a importância do Dia da Consciência Negra e das ações que vêm sendo realizadas em todo o município. "Nós estamos aqui na comunidade Santa Rosa comemorando o dia 20 de novembro, com muita reflexão e muitas apresentações. Queremos dizer a todas as pessoas que racismo não é brincadeira. Racismo é crime. Estamos aqui para valorizar, para cultivar e para continuarmos discutindo, para que nós tenhamos o nosso espaço e o nosso direito", comentou.