17-ABR-2021

NOTA DE ESCLARECIMENTO: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

#Educação POR LUZIMAR RODRIGUES 17 DE ABRIL DE 2021

A Secretaria Municipal de Educação esclarece que as sugestões metodológicas recomendadas aos diretores escolares são viáveis e baseadas em estudos e pesquisas acerca de experiências exitosas desenvolvidas em várias cidades brasileiras. Mas deixa-se claro que as ações foram SUGERIDAS, sendo que cada gestor, ciente da realidade da região em que a escola se encontra, decidirá se é pertinente ou não tal metodologia. A entrega de atividades em domicílio, o uso de sacolas plásticas, varais, cercas e até mesmo árvores são alternativas encontradas pelos educadores, principalmente na zona rural, tendo como exemplo a experiência da professora Andréia Maria Gomes Machado, professora do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Almerinda Valente de Lima, em Piranguinho (MG), que coloca os deveres em "varal", para evitar o risco de propagação do novo coronavírus. Ressalta-se que nos estudos remotos, todo recurso tecnológico é bem-vindo e várias das nossas escolas estão utilizando esses meios. Para os que não têm internet, as atividades impressas são outra alternativa orientada os alunos. De fato, as ferramentas digitais vêm se mostrando importantes aliadas na realização de aulas remotas durante o período de distanciamento social, em que as escolas estão sem atividades presenciais. Entretanto, outras estratégias também precisam ser adotadas pelas unidades de ensino para que alguns estudantes não fiquem com conteúdo em atraso, nem percam o vínculo com os professores. Ressalta-se também que está sendo articulanda uma série de medidas para viabilizar o ensino remoto, e, em breve, o ensino híbrido para toda a nossa rede, oportunizando aos alunos novas experiências de ensino e aprendizagem, mediados ou não pelas tecnologias. De fato, em muitas comunidades rurais, ainda não será possível viabilizar a internet, por isso, outras metodologias serão utilizadas, tanto para a realização das aulas remotas, quanto para a entrega das atividades impressas. O que não se pode é deixar de atender tais comunidades. Outro ponto importante que vale ser lembrado é que a Secretaria Municipal de Educação está em fase de estudos para a criação do Centro Municipal de Educação Básica Híbrida, um local específico, com uma equipe de profissionais com formação adequada, conhecimento pedagógico e técnico, que possa dar suporte a todas as escolas, realizando ações que vão desde a formação continuada de professores, quanto à gravação e edição de videoaulas, podcasts e outras mídias que possam ser utilizadas para o ensino e a prendizagem.

Seminário Transformando a Educação no Maranhão