NOTÍCIAS

19-NOV-2025

CEAV e CEJUR são inaugurados e reforçam acolhimento e justiça no município

Por Débora Souza 19/11/2025 #direitoshumano

No dia 18 de novembro, foi realizada a cerimônia de inauguração do Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (CEAV) e do Centro de Justiça Restaurativa (CEJUR) em Itapecuru Mirim.

A implantação dos dois espaços é fruto de parceria entre a Prefeitura de Itapecuru Mirim e o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

O evento contou com a presença de diversas autoridades do Executivo Municipal, Legislativo e Judiciário, incluindo a juíza coordenadora do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejur/TJMA), Larissa Tupinambá; e a desembargadora do TJMA, Graça Amorim.

Durante a cerimônia, a juíza Larissa Tupinambá destacou o avanço que os novos espaços representam. "É com muita alegria que coroamos este dia com a inauguração do Centro de Justiça Restaurativa e do Centro de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais. Isso revela o compromisso do nosso Tribunal com uma justiça mais inclusiva, democrática, participativa, colaborativa e empática com as pessoas vítimas de ilícitos", disse.

O procurador-geral do município, Luís Fernando Guilhon, também ressaltou a importância da iniciativa."Nossa cidade recebeu hoje equipamentos públicos importantes. Com cada vez mais parcerias, Itapecuru vai construindo uma nova história", comentou.

Para a desembargadora Graça Amorim, o objetivo é expandir os centros para todas as cidades maranhenses: "Nosso objetivo é que cada cidade do estado tenha um centro como este, garantindo que todo cidadão tenha seus direitos recompostos", disse.

Sobre o CEAV e o CEJUR

O CEAV tem o propósito de aproximar serviços de acolhimento e fortalecer a rede de apoio às pessoas que passaram por situações de violência. O espaço oferece atendimento especializado e orientação às vítimas diretas e indiretas de crimes e atos infracionais, disponibilizando suporte jurídico, psicológico, social e de saúde, além de informações sobre processos, encaminhamentos para programas de proteção e acesso a serviços públicos.

Já o CEJUR amplia o acesso da comunidade às práticas restaurativas, oferecendo alternativas pacíficas para resolução de conflitos e promovendo atendimento restaurativo no âmbito da Comarca onde está instalado.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024