EDUCAÇÃO:Rede Municipal de Ensino de Itapecuru Mirim estarão recebendo os Almanaques do Projeto Trilhos da Alfabetização
EDUCAÇÃO:Rede Municipal de Ensino de Itapecuru Mirim estarão recebendo os Almanaques do Projeto Trilhos da Alfabetização
No período de 20 a 30 de setembro, os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Itapecuru Mirim estarão recebendo os Almanaques do Projeto Trilhos da Alfabetização, que, promovido pela Fundação Vale e desenvolvido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e a Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim, via Secretaria de Educação, busca ampliar as possibilidades de alfabetização e promover a melhoria da aprendizagem das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobretudo agora, em meio a pandemia e ao distanciamento social ao qual fomos submetidos. É com grande satisfação que a SEMED distribui os Almanaques em 73 escolas (14 da zona urbana e 59 da zona rural), atendendo 1152 alunos do 1º ano, 1224 do 2º ano e 2352 do 3º ano, totalizando assim 4728 estudantes atendidos. O projeto Trilhos da Alfabetização possui uma abordagem pedagógica e metodológica de aprendizagem significativa e lúdica, com material didático específico que valoriza a diversidade linguística e o uso de diferentes linguagens tecnológicas em uma prática pedagógica fundamentada no saber científico e na inclusão dos diferentes saberes. Tais diretrizes se pautam na mobilização para garantir o direito à alfabetização e no fortalecimento da gestão municipal, para construir uma cultura de gestão compartilhada da aprendizagem e de formação continuada, que possibilitam a reflexão e a avaliação contínua das práticas em sala de aula e, para o atual contexto, também nos ambientes virtuais. "No desejo de que possamos sair deste contexto da pandemia e com a certeza da superação dos desafios que ora se apresentam, mantemos a nossa esperança em dias melhores e mais produtivos para todos, principalmente para as nossas crianças", destaca a Secretária Municipal de Educação Nazaré Ferraz.