A Controladoria Geral do Município (CGM) participou de uma reunião virtual com membros do Tribunal de Contas da União (TCU)
A Controladoria Geral do Município (CGM) participou de uma reunião virtual com membros do Tribunal de Contas da União (TCU)
A Controladoria Geral do Município (CGM) participou de uma reunião virtual com membros do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU) e dos demais municípios integrantes do Programa Time Brasil, na qual houve a apresentação do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), bem como se debateu acerca dos benefícios quanto à sua adesão pela Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim.
Lançado no Maranhão no último dia 15/06, o PNPC começou a receber adesões de gestores públicos de várias regiões do estado. A previsão é de que todas as 609 organizações públicas presentes no estado, das esferas federal, estadual e municipal e dos três poderes se juntem ao programa.
O PNPC é voltado a todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação) e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.
O programa será operacionalizado com o auxílio de uma plataforma online denominada e-Prevenção, por meio da qual cada gestor deverá avaliar sua instituição. A partir desse diagnóstico, será sugerido plano de ação específico, que apresentará propostas adequadas à entidade. O programa oferece, ainda, treinamentos, modelos e parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação de mecanismos de combate à corrupção.