DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A União das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Município de Itapecuru Mirim - UNICQUITA, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim, realizou o XI Encontro de Comunidades Quilombolas, com o tema: "Luta e Resistência do Povo Negro", evento alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra. Participaram do Encontro um grande público e autoridades municipais e estaduais, entre as quais o Prefeito Dr. Miguel Lauand e o Secretário de Estado de Igualdade Racial Gerson Pinheiro, além de representantes da sociedade civil organizada de outros estados brasileiros e de Moçambique, país africano. O Encontro foi iniciado com a Benção dos Orixás, com Mãe Severina e João Batista. Em seguida, houve apresentação da Orquestra Mandingueiros do Amanhã, do Quilombo Santa Joana; Joecio Pires recitou uma poesia e Luciana Railza, Doutoranda em Antropologia pela UFPA proferiu palestra sobre Racismo e outros assuntos. Durante o Encontro, o Secretário Gerson Pinheiro recebeu o Título de Cidadão Itapecuruense, outorgado pela Câmara de Vereadores. A comemoração teve ainda Ritual do Santo, Roda de Conversa, Salva com Toque do Tambor, Ladainha em Latim e Festa dos Tambores dos Quilombos.

Mais em Cultura